Ontem fui ver o "Palácio do Fim" ao Teatro. A peça fala de três personagens reais que acompanharam de perto a Guerra do Iraque. Uma delas é Lynndie England, uma reservista do exército americano a quem foi tirada esta fotografia, entre outras piores.
A segunda personagem o Dr. David Kelly, o cientista que afirmou haverem armas de destruição maciça e que se suicidou poucas semanas após confessar a um jornalista que tinha mentido.
A terceira e última personagem chama-se Nehrjas Al Saffarh e é uma mãe iraquiana que foi capturada pela polícia secreta de Saddam Hussein em 1963 grávida de 8 meses e que morreu durante os bombardeamentos americanos em 1991 na guerra do Golfo Pérsico (e desta não há foto).
A peça é modernaça, com uma linguagem crua, cheia de caralhadas e gritos e sendo baseada em factos reais e que não são pêra doce, é pesada. Quase duas horas de monólogos. Mas é tão boa. Eu pessoalmente adorei, até porque obriga os actores a serem bastante expressivos. Aconselho a quem queira ir ver, que se despache, porque só está em cena até 23 de Fevereiro. Podem ver o site AQUI (clicar para ver).
No comments:
Post a Comment