22.11.12

Não fui a tempo...

Não fui a tempo de ver a minha avó paterna. Hoje de manhã, menos de 24 depois de ter recebido o "aviso" dos meus pais. E menos de 12 horas depois de ter estado com eles a jantar na casa que sempre conheci como sendo dos meus avós paternos. A minha avó paterna faleceu. Sem conhecer Passionata, que hoje vai conhecer aquela que, for better and for worst, é a minha família. Num dia cinzento, em que a pessoa mais velha da família faleceu, deixando o legado ao meu tio Zé "Bonito", cunhado e apenas alguns meses mais novo que ela.

Foi um fim rápido, quase indolor e sem sofrimento. Ontem à noite ela estava no quarto, deitada, a ser alimentada à boca pelas funcionárias do lar onde estava há alguns anos, desde que o meu avô paterno faleceu. Hoje estava lá, no mesmo sítio, mas já sem vida. A Dona Rosa, como era conhecida por lá. A Ti Rosa, mulher do António "Pernas", como era conhecida na família. A mulher que fazia tortas de Azeitão como ninguém e que me deixava rapar a taça onde se misturavam os ingredientes com o Salazar depois de tirar a massa para o tabuleiro. E que fazia o melhor doce de ovos do mundo.

A mãe que lutou de todas as formas, incluindo algumas ilícitas, para impedir que o meu pai e o meu tio fossem para a Guerra no Ultramar. Só conseguiu impedir o meu tio. A esposa que amou o meu avô como ninguém, que lhe aturou os vícios do tabaco, que suportou a trombose dele com pouco mais de 50 anos e a bronquite asmática. A mulher que criou primeiro dois filhos e uma sobrinha e depois 3 netos e uma neta.

A minha Rosita. A minha avó.
Descansa em paz

3 comments:

Passionata said...

:*

A Bomboca Mais Gostosa said...

Lamento muito :(
Os meus sentimentos.

Passion Addicted said...

Passionata :*

Obrigado Bomboca

 
;