24.11.12

Uma aventura no funeral

Quando na quinta cheguei ao velório fazia um frio de rachar e as primeiras pessoas que vejo são a minha madrinha e a prima que foi criada pela minha avó. Após os cumprimentos habituais, entro e vou a correr ter com o meu pai. Abraçámo-nos e depois passo à minha mãe, que já estava nas imediações a cumprimentar Passionata. Falo às restantes pessoas, praticamente só familiares, levando sempre Passionata pela mão e apresentando-a às pessoas. À saída, metade delas vieram despedir-se de mim, com ela ao lado, sem sequer a cumprimentarem ou dizerem um "Boa Noite".

Ontem de manhã foi o funeral. Marcado para as 10. Às 9:40 estava eu no café à beira da igreja telefona a minha mãe a dizer que o padre já lá está e vai começar a homilia. Mas não era às 10? Eu, como não ligo porra nenhuma a essas coisas, nem sequer nos casamentos, baptizados e funerais, levei o meu tempo, tranquilamente, fumei o meu cigarrinho e lá fui eu. Primeiras pessoas que vejo? Primos da terra. O que é que a primeira prima me diz? 'Tá ali o teu irmão, já não o via há anos... E pronto, tá estragado o dia. O sacana trouxe a minha cunhada, para espetar mais um bocadinho de sal nas feridas da minha mãe, logo hoje. E do meu sobrinho nem o cheiro! Filho dum cabrão (felizmente o pai não é o mesmo). E eu é que vou ter que gramar a choradeira nos próximos tempos não é? Com Passionata a meu lado a acalmar-me, lá fui eu fazer a volta dos tristes, cumprimentando as pessoas e apresentando Passionata à medida que ia passando por pessoas "novas". 

Já disse que detesto funerais? Já não já? Especialmente porque não consigo chorar. Ontem nem perto disso fiquei. E as pessoas ficam a olhar para mim de lado, porque faleceu a avó e a outra neta dela tá ali a chorar as pedras da calçada e ele mantém-se ali firme e hirto. Grande homem. Ou não gostava dela? E na missa não abre a boca nem faz o sinal da cruz! Eu bem vi toda a gente a olhar para mim quando a meio da missa, todos "cantavam" e eu abraçava o meu pai para junto de mim. Herege não é?

Vão-se mas é todos FODER copular (para ser mais bonito)!

No comments:

 
;