29.1.13

Não se perde nada.

Para o caso de haver aqui malta da área...

 
Picture
Um salário limpo de dois mil euros, em início de carreira, e rápida progressão salarial são as condições oferecidas.

A Bélgica procura portugueses para ocuparem os cerca de oito mil empregos disponíves para engenheiros e profissionais de Ciência e Tecnologia (C&T) que há nas empresas da região flamenca. "Só para engenheiros há cerca de três mil vagas, mas, se juntarmos os profissionais do sector da Ciência e Tecnologia, as vagas chegam às oito mil", explicou Gert de Buck, responsável pelo recrutamento internacional da agência de emprego da comunidade flamenga na Bélgica, ao Diário Económico. Dominar o inglês é o suficiente para concorrer a muitos dos empregos, mas depois convém aprender o flamengo. "Em muitas dals empresas de Investigação e Desenvolvimento (I&D), o inglês é a língua comum", esclarece Ludo Froyen, reitor da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica de Lovaina. E não faltam exemplos. "Há uma empresa, a IMICOR, que tem um centro de I&D com mais de 300 engenheiros de várias nacionalidades e todos falam inglês e todos os relatórios são feitos em inglês. Hoje as companhias não se preocupam com a nacionalidade dos trabalhadores, mas com a qualidade", acrescenta. Em termos de rendimento poderá contar com "um salário limpo de 1.800 a 2.000 euros no início de carreira, mais extras: carro, telemóvel e computador", assegura Ludo Froyen. Mas rapidamente se consegue ganhar mais, porque a profissão de engenheiro na Bélgica garante "uma progressão salarial muito mais rápida" do que outras áreas.

Porque está com dificuldade em preencher as vagas no sector das engenharias e tecnologias, a Bélgica decidiu começar a contratar em países onde há diplomados desempregados nestas áreas como Portugal, Espanha e Grécia. Para se candidatar a estes lugares pode enviar o seu currículo em inglês ou francês para Eures@vdab.be. Ou então contactar directamente as dezenas de empresas que vêm a Portugal participar na Feira de Emprego para engenheiros que se realiza nos próximo dia 10 e 11 de Maio, nas instalações do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). A iniciativa, organizada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, trará a Portugal dezenas de empresas que procuram engenheiros também da Noruega, Suécia, Reino Unido e Dinamarca.

"É a primeira vez que se realiza esta iniciativa, mas se tiver sucesso poderá ser repetida", sublinha o responsável pelo recrutamento internacional no instituto de emprego belga. Até porque o país precisa de mais 30% de engenheiros. A falta de profissionais nestas áreas está a provocar a deslocalização de empresas. "Há uma empresa belga que recentemente foi para China porque não conseguia encontrar engenheiros suficientes no país", sublinha o responsável pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Lovaina. A taxa de desemprego nesta área é de 4%, muito abaixo da média nacional que se situa nos 10%. Também na Alemanha existe uma falta de engenheiros.

Muitas vezes, a dificuldade está em saber onde encontrar as vagas disponíveis nestes países. Para além das ofertas de emprego que poderá encontrar na rede Eures, há hipóteses de emprego no portal da Associação Europeia dos Estudantes de Tecnologia (Best) em best.eu.org.

Engenheiros portugueses com porta aberta para os mercados internacionais
Apesas de ser uma área com elevado empregabilidade, os efeitos da crise já se começam a sentir em Portugal. "Já há casos de desemprego e sub-emprego com salários mais baixos, por causa da paragem brusca da actividade de construção e com empresas a fechar" , sublinha Pedro Lourtie, professor do Instituto Superior Técnico, que coordena o relatório "Atrair estudantes para ciência, tecnologia e engenharia" do projecto Attract.

Este projecto foi criado por oito das melhores escolas europeias para atrair mais estudantes para as áreas de engenharia e tecnologias. Entrar num curso de engenharia ou tecnologia é abrir as portas para uma carreira internacional. "Quando não há emprego em Portugal, há sempre hipóteses no estrangeiro".

Ser engenheiro é uma profissão global que "abre a possibilidade de poder trabalhar em todo o mundo", afirma Mats Hanson da KTH na Suécia. Até porque "o inglês é a língua oficial dos engenheiros", sublinha.

Oportunidades
Um salário limpo de dois mil euros, mais carro, telemóvel e computador. São estas as condições oferecidas a um diplomado em engenharia na Bélgica,em início de carreira. E a progressão salarial é muito rápida, garante Ludo Froyen, director da Faculdade de Engenharia da Universidade de Lovaina. Esta escola quer aumentar em cerca de 30% os estudantes nos seus cursos e está a convidar estudantes portugueses a frequentar o 2º ciclo. Se vierem do IST entram sem qualquer limitação. Neste momento, já há 25% de estudantes estrangeiros neste nível de ensino, mas gostariam de ter mais. A propina é de 600 euros por ano, mais baixa que a cobrada em Portugal. A maioria dos estudantes consegue emprego mesmo antes de terminar o curso.

Fonte: Diário Económico
http://economico.sapo.pt/noticias/belgica-procura-portugueses-para-oito-mil-empregos_142589.html

Carnaval e casacos

Quem aqui é fã de máscaras e brasileirada e samba e tuditudo? Eu e Passionata não, de certeza. Então, vamos aproveitar o Carnaval e vamos viajar. Aproveitamos também que eu tenho um torneio e que é o dia dos namorados e toca de ir passar 6 dias a... Londres!

Como vai tar um frio de bater o dente, ontem fui ver de casacos. Lá vão eles à SportZone, perguntar pela secção de neve e... apaixono-me por um casaco lindo, fantástico, maravilhoso... Amarelo fluorescente e preto. Foi amor à primeira vista. Num primeiro impacto, não é assim tão diferente de um colete reflector. Passionata inclusivamente disse-me que eu devia andar com ele na bagageira do carro pró caso de algum dia ter um acidente, a fofa. Mas é tão lindo... E quentinho! Claro que, como bebé grande que sou, depois de o pagar foi ver-me a tirar as etiquetas e a vesti-lo, em pleno fórum. 

Fica aqui prometido. Até ao fim da semana, deixo aqui uma fotografia minha com ele vestido!

Django Unchained

Fomos ver o filme ontem à noite, desta vez com bilhete pago. Nada de concursos. E dei o meu dinheiro por TÃO bem empregue! O filme é tipicamente um Tarantino, cheio de nonsense, piadas mordazes, humor negro e satirizado. Tem também todas as características habituais num Western Spaghetti. Música country manhosa, diálogos espectaculares e engraçados, sangue a rodos a esguichar de todos os corpos que aparecem no filme, créditos com um tipo de letra tipicamente Western, mas exagerado. Excelente fotografia, caracterizações espectaculares, Christoph Waltz, Samuel L. Jackson e Leonardo Di Caprio como nunca os vi, Kerry Washington pouco sexy, assustadiça, mas a fazer um excelente mini-papel... Em resumo, não via um filme tão bom há mais de um ano.

Com muita pena minha, é um filme que não vai ter, quase de certeza, a mínima hipótese nos Óscares. Talvez o Christoph Waltz se safe no actor secundário, pelo papel monstruoso que faz. Mas ter que se bater contra o Tommy Lee Jones no Lincoln, o Robert de Niro no Silver Linings Playbook, o Phillip Seymour Hoffman no The Master e o Alan Arkin no Argo não é fácil. Não me lembro a última vez que houve uma constelação de estrelas tão intensa nos papéis de actor secundário. Já foram todos nomeados para Óscares. E a maioria já ganhou... Mas é uma pena. Porque até o Tarantino faz um pequeno papel espectacular. E já era altura de, pelo menos, nomearem-no para outro Óscar. Já começa a irritar tanto preconceito com o homem.

Resumindo? Duas horas e quarenta e cinco minutos de excelente filme. Aconselho vivamente a todos os fãs de um bom filme.
http://cf.badassdigest.com/_uploads/images/27704/django-unchained-poster__span.jpg

25.1.13

Sexta-feira

E o que é que vai acontecer neste fim de semana?

http://www.eudogames.com/sites/www.eudogames.com/images/mtg/gatecrash-prerelease-teaser.jpg 
Volto segunda-feira

Bom fim de semana

http://static.fjcdn.com/gifs/Me+leaving+work+on+a+friday_2f2819_3953992.gif

Ieiiiiiii

Friday Happiness

Teatro

Ontem fui ver o "Palácio do Fim" ao Teatro. A peça fala de três personagens reais que acompanharam de perto a Guerra do Iraque. Uma delas é Lynndie England, uma reservista do exército americano a quem foi tirada esta fotografia, entre outras piores.

http://www.wired.com/images_blogs/threatlevel/images/2008/03/19/lynndie_england.jpg 
A segunda personagem o Dr. David Kelly, o cientista que afirmou haverem armas de destruição maciça e que se suicidou poucas semanas após confessar a um jornalista que tinha mentido.
http://files.abovetopsecret.com/files/img/ti50bcb443.jpg 
A terceira e última personagem chama-se Nehrjas Al Saffarh e é uma mãe iraquiana que foi capturada pela polícia secreta de Saddam Hussein em 1963 grávida de 8 meses e que morreu durante os bombardeamentos americanos em 1991 na guerra do Golfo Pérsico (e desta não há foto).

A peça é modernaça, com uma linguagem crua, cheia de caralhadas e gritos e sendo baseada em factos reais e que não são pêra doce, é pesada. Quase duas horas de monólogos. Mas é tão boa. Eu pessoalmente adorei, até porque obriga os actores a serem bastante expressivos. Aconselho a quem queira ir ver, que se despache, porque só está em cena até 23 de Fevereiro. Podem ver o site AQUI (clicar para ver).
 
;